Processo de RVCC

 

processo rvss

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, consiste na identificação das competências que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, em contextos formais, não-formais e informais, demonstradas através do desenvolvimento de atividades específicas e da aplicação de um conjunto de instrumentos de avaliação, com vista à construção de um Portefólio, que será validado e apreciado por um júri na sessão final de Certificação de Competências.

 

Nesta sessão final, a demonstração das competências é efetivada através da realização de uma prova escrita, oral, prática ou de uma prova que resulte da conjugação das diferentes tipologias.

 

Os processos de RVCC destina-se a quem não possua o nível básico ou secundário de educação e tenha adquirido conhecimentos e competências através da sua experiência de vida.

 

Poderá aceder ao nível básico de educação (4º, 6º ou 9º ano de escolaridade) ou ao nível secundário de educação (12º ano de escolaridade) através de PROCESSO DE RVCC se:

– tiver mais de 23 anos;
– não frequentou ou concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade, aplicável ao nível básico.

 

O Centro Qualificado TECNIN está autorizado a desenvolver processos de RVCC profissional nas seguintes profissões:

Tabelas QNQ

O Centro Qualifica do TECNIN está a recrutar para Lisboa Técnicos/as de ORVC para o desenvolvimento de atividades de acolhimento, diagnóstico, informação, orientação, encaminhamento e condução dos processos de RVCC, nas suas intervenções.

 

Perfil de competências:

  •  Possuir formação profissional específica em metodologias de orientação profissional, de acompanhamento de públicos em diferentes modalidades de formação e em metodologias de educação e formação de adultos, incluindo balanço de competências e construção de portefólios. Será considerado fator preferencial ter experiência profissional nestes domínios.

  • Boas competências comunicacionais/relacionais e humanas, assertividade, dinamismo, pro-atividade e responsabilidade.

  • Disponibilidade para trabalhar em horários pós laborais.

  • Preferencialmente, possuir Certificado de Competências Pedagógicas

 

As candidaturas deverão ser remetidas para o seguinte endereço de e-mail: formacao_cv@qualitividade.pt